Entenda o conceito, história, vantagens de realizar a colorimetria e muito mais

Sabe quando você vê várias madrinhas usando a mesma cor em um casamento e, enquanto algumas parecem brilhar com aquela cor, outras ficam mais apagadinhas? Esse é um exemplo comum de como a cor pode valorizar o tom da sua pele e – desse ponto inicial, surgem as técnicas de coloração pessoal, que vão muito mais além.

Em testes de coloração pessoal, realizados por especialistas, é fácil notar que uma cor pode ajudar a disfarçar manchas ou olheiras, enquanto outra acentua esses traços. O tom da sua pele, do seu cabelo, dos seus olhos… todas as suas cores pessoais interagem com a cor da sua roupa podendo resultar em um efeito surpreendente.

Neste artigo, você encontrará informações valiosas sobre a coloração pessoal, como o seu contexto histórico, as vantagens e como ela pode ser uma excelente ferramenta para construir seus looks com uma paleta de cores que te favoreça, ou mesmo utilizar nas suas vendas – realizando testes na sua loja e indicando as cores que ressaltam a beleza natural de cada cliente.

O que é coloração pessoal?

Também chamado de colorimetria, é um teste realizado a partir de tecidos que avaliam a temperatura e a saturação da pele, para descobrir qual o tom de pele (quente, frio ou neutro) e a paleta de cores ideais para cada subtom de pele.

 

Quando essa técnica surgiu?

Os primeiros estudos sobre coloração pessoal foram desenvolvidos no começo do século XX, ganhando mais conhecimento por volta dos anos 20, pela escola de arte vanguardista Bauhaus na Alemanha.

Porém, só foi no final dos anos 80, que a colorimetria virou uma tendência de sucesso, graças ao livro Color Me Beautiful da autora Carole Jackson, que impactou várias mulheres daquela época. Esse assunto ainda gerou desdobramentos, apontado como uma das origens da profissão de personal styling.

Na obra, Carole conseguiu mostrar todas as suas ideias de uma maneira simples e de fácil entendimento, se baseando nas quatro estações do ano: inverno, outono, primavera e verão; e criando tabelas correspondentes para cada uma.

Já no início da década de 90, a autora Mary Spillane desdobrou as quatro estações em um método sazonal expandido. O resultado disso, foi dividido em 12 categorias:

1. Inverno puro;
2. Inverno intenso;
3. Inverno profundo;
4. Outono puro;
5. Outono suave;
6. Outono profundo;
7. Primavera pura;
8. Primavera clara;
9. Primavera intensa;
10. Verão puro;
11. Verão suave;
12. Verão claro.

No entanto, foram nos últimos anos, que a análise de coloração pessoal virou febre entre as fashionistas e consultoras de imagem. Na internet, cada vez mais encontramos pessoas falando sobre o assunto e expandindo o tema do universo da moda para técnicas de imagem profissional, por exemplo.

Como funciona o teste de análise de coloração pessoal?

Basicamente, a colorimetria se baseia em combinar as cores do corpo de uma pessoa, como: a pele, as veias, os cabelos, os pelos e os olhos, com as possíveis peças de roupa e acessórios. Isso tudo serve para entender quais os tons perfeitos que valorizam como um todo.

Na análise, são estudados: a temperatura (quente ou fria), a profundidade (clara ou escura), a intensidade (vívida ou opaca) e o nível de contraste (baixo, médio ou alto).

Por que a coloração pessoal é diferente para cada pessoa?

A derme (camada da pele) é composta por três tipos de substâncias: a melanina, o caroteno e a hemoglobina. Como cada organismo é individual, esses componentes podem apresentar quantidades distintas, dependendo muito de traços genéticos. Juntos, eles formam o subtom da pele. Quando você descobre qual é o seu subtom de pele, além de te ajudar na produção de looks incríveis, também te auxilia na escolha correta de produtos para sua make.

 

Como fazer a análise?

Para realizar o teste, é necessário que ele seja feito por uma profissional da área de consultoria de imagem e estilo, com a ajuda de um espelho e da luz natural. Além disso, ter em mãos tecidos de diferentes cores para avaliar o impacto do reflexo de cada uma no contorno do rosto e no corpo.

Durante o processo, a pessoa que vai ser analisada precisa estar de cara lavada e com uma faixa no cabelo para isolar o rosto.

Com o espelho na frente do corpo e na altura do pescoço, a profissional utiliza tecidos específicos de diferentes cores e tons para observar cuidadosamente as mudanças que vão acontecendo, e assim, já dá para perceber quais combinam e quais não, concluindo no final a paleta de cores ideal para a pessoa.

 

Quais as vantagens de fazer o teste?

Algumas pessoas podem não acreditar, mas as mudanças e vantagens que acontecem quando se usa as cores que combinam com o seu tom e subtom de pele, são incríveis, como um passe de mágica! Olha só:

  • O visual fica mais harmonioso e equilibrado;
  • A pele fica mais iluminada e com aspecto saudável;
  • Suaviza olheiras, marcas de expressão e manchas;
  • A aparência tende a ficar mais caprichada e confiante;
  • Brincar com as novas cores da sua paleta pode elevar o seu estilo a um novo patamar!

Com a análise de coloração pessoal, será possível descobrir quais tons favorecem a beleza da sua cliente, além de ser um diferencial para sua loja. Juntando isso com as nossas peças e acessórios Groovy Forever, você deixará as suas clientes ainda mais lindas esbanjando beleza e (muito) estilo por onde passar.

Quer uma dica extra para fazer um teste rápido de cor: leve para sua loja a grade completa de cores dos tops da Groovy Forever. Peça para sua cliente vestir cada uma delas e tire uma foto. No final, você terá uma amostra das cores que a valorizam!

Para se aprofundar mais no tema, procure uma profissional para fazer a sua coloração pessoal e te ensinar algumas dicas para aplicar em suas clientes. Ou ainda, combine uma parceria com ela, para realizar workshops e testes de colorimetria na sua loja. Dessa forma, a venda ficará muito fácil e certeira!

Para saber mais sobre colorização pessoal

Ligue para 11 3223-7463 ou clique aqui e entre em contato por email.

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